Este blog tem a função de divulgar todas as ações que estão sendo realizadas no município de Cerro Corá/RN em prol de uma vida mais digna para todas as nossas crianças e adolescentes.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

EMSAN REALIZA CULMINÂNCIA DA SEMANA DO FOLCLORE.

               Durante toda a semana que compreende os dias 15, 16, 17, 18 e 19 de Agosto de 2011 (SEMANA DA CULTURA POPULAR DE CERRO CORÁ/RN), a escola, através de seus professores e equipe pedagógica desenvolveu atividades voltadas para a comemoração do Folclore trabalhando de forma diversificada e intensa envolvendo também o tema Cultura e Identidade: Comunicação para a Igualdade étnico-racial.
               Cada turma ficou responsável por trabalhar manifestações culturais diversas como cantigas de roda, torvas, adivinhações, provérbios populares, lendas e mitos locais e regionais, artesanato, comidas típicas da nossa região, chás, plantas, cascas e raízes medicinais, religiosidade (santos e proteções), trava-línguas, confecção de livro de receitas, dentre outros.
               Nas atividades mencionadas acima foi tratado das influências da cultura afro-brasileira e indígena presentes no dia a dia das pessoas. Ou seja, trabalhou-se o tema de Participação Social dentro de um contexto folclórico, porém, são contribuições que serão sempre abordados pelos professores e pela escola como um todo.
               No dia 19 /08/2011 (sexta-feira) a Escola Municipal Sebastiana Alves Nôga – EMSAN promoveu a culminância das atividades realizadas durante toda a semana. Alunos, pais professores, direção e equipe pedagógica, além dos mobilizadores dos temas de Participação Social Tadeu (Cultura e Identidade) e Ritinha (Educação para o Semiárido) participaram da manhã comemorativa.
               Foi um trabalho muito rico em informações e manifestações culturais contando com a participação de todos. Pode-se perceber a integração da comunidade escolar nas atividades realizadas pela escola.
Os trabalhos foram organizados da seguinte maneira:
1º ano A, sob a orientação da professora Suetânia, trabalhou as Cantigas de Roda,
2º ano A, orientado pelo professor Carlos André, organizou um desfile com personagens representando os meses do ano e personagens da mitologia popular.
No 2º ano B e 3º ano A, as professoras Elisimar e Ciada trabalharam músicas e cantigas populares coreografadas pelos alunos.
3º ano B, coordenado pela professora Vitória também trabalhou com cantigas populares.
No 4º ano A, a professora Vanvana resgatou uma cantiga popular com encenação muito comum às gerações passadas.
As turmas do 4º ano B, 4º C e as turmas do 5º ano orientadas pela professora Patrícia trabalharam superstições, adivinhações, provérbios populares, lendas e mitos, montaram cartazes com lendas, apresentaram peças artesanais, confeccionaram um mural com plantas medicinais e chás do uso popular, recitaram trovas, trava-línguas e algumas alunas também escreveram um livro de receitas típicas regionais.
               Todas as atividades em forma de cartazes, peças, textos e desenhos estarão afixados no mural da escola para apreciação de demais alunos e comunidade escolar.
Confira:


Cerro Corá/RN rumo ao SELO UNICEF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário